sábado, 17 de setembro de 2016

Bairro do Janga ganha nova unidade de saúde



            Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (16.09) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro do Janga, em Paulista. A nova estrutura, que fica na Rua Getúlio Vargas, s/n, vai beneficiar seis mil pessoas da comunidade. Esse é o oitavo posto construído pela gestão municipal que tem investido na área para oferecer um atendimento ainda melhor à população e mais condições de trabalho aos profissionais. A grande novidade é que a nova unidade passa a contar atendimento odontológico. 

  
            No local, a população poderá realizar diversos tipos de procedimentos. A dentista ficará responsável por realizar 18 atendimentos por dia, inclusive, para casos de urgência. As consultas têm início nesta segunda-feira (19.09). Os casos mais graves serão encaminhados ao Centro Especializado em Odontologia (CEO) do município, que funciona em Jardim Paulista Baixo.


            A dona de casa, Maria Gorete, esteve no posto de saúde para conhecer a nova estrutura. Ela contou que já enfrentou dificuldade para conseguir fazer uma consulta odontológica. “Fiquei muito feliz em saber que o posto tem dentista porque a gente sempre precisa”, destacou, lembrando de uma ocasião que teve de pagar uma consulta para fazer um procedimento.  


O centro médico conta também com clínico geral, enfermeiro, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). São dois consultórios, farmácia, salas de vacinação, de esterilização e de curativo, além de recepção, copa e banheiros. A unidade foi totalmente climatizada para garantir maior conforto aos pacientes.

A gestante Ana Karine, que reside na comunidade há vários anos, sempre foi acompanhada na unidade. Ela gostou do que viu. “Essa é a minha quarta gravidez. Em todas elas, eu fiz meu pré-natal nesse posto. E sempre gostei muito do atendimento. E agora com essa estrutura vai ficar melhor ainda”, disse.

Presente à solenidade de inauguração, a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, disse que a entrega da UBS Nossa Senhora Aparecida representa mais um passo em direção da saúde pública humanizada e de qualidade na cidade. “Estamos perto de encerrar um ciclo de entrega de unidades construídas pela gestão. Do pacote de nove, apenas uma ainda não foi inaugurada. Estamos felizes em saber que o nosso trabalho vem consolidando um processo de mudança de paradigma na atenção aos usuários da rede, e que isso se reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas” disse.

A enfermeira responsável pela unidade, Aretusa Souza, contou que a reforma da unidade atende um sonho antigo da comunidade e dos trabalhadores. “Há 11 anos esperávamos por esse dia. Uma data marcante para todos nós que fazemos parte dessa unidade de saúde. Estamos felizes em saber que a população vai contar com um posto mais acolhedor e confortável, e que os profissionais passam a contar com salas individuais e mais equipadas”, revelou.  

Na construção da UBS Nossa Senhora Aparecida foram investidos R$ 375 mil. Os recursos aplicados na obra e aquisição de novos equipamentos são oriundos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e do Governo de Pernambuco, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM).

        Na próxima semana, será inaugurada a Unidade Básica de Saúde de Arthur Lundgren II Baixo. O posto fica ao lado da Escola Estadual Eraldo Gueiros Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário